quarta-feira, 17 de julho de 2019

CARLINDO DANTAS: SANTO POPULAR, UM CASO DE RELIGIOSIDADE EM CAICÓ
Envolvido numa série de assassinatos na década de 60, o médico Carlindo de Souza Dantas teve seu corpo enterrado no Cemitério Campo Jorge e é o local de maior visitação.
CARLINDO DE SOUZA DANTAS, natural de Caicó, nascido a 30 de agosto de 1934, filho de Raimundo de Souza Dantas e de Eliza Elza Dantas. Viveu na infância no sítio Riacho da Serra, município de Caicó, de propriedade de seu pai
Iniciou seus estudos na escola pública do Itans. Concluiu o curso primário no Grupo Escolar Senador Brito Guerra, prosseguindo os estudos no CDS-Colégio Diocesano Seridoense, onde concluiu o curso ginasial em 1950.
Em 1949, Carlindo, por questões disciplinares, foi estudar em Patos, na Paraíba, onde foi dolorosamente surpreendido com o suicídio de sua mar, que não deixou explicação alguma para a decisão de acabar com a própria vida;
Terminado o ginasial, seguiu para a capital do estado, concluindo em 1953 o curso científico, na escola Marista de Natal.
Carlindo foi uma criança superativa, de uma inteligência muito aguçada, o que fez com que o mesmo não perdesse nenhum ano escolar, não obstante não ter sido um dos mais bem comportado em sala de aula”.
A primeira esposa de Carlindo Dantas, Zilmar Félix, faleceu sem deixar filhos. À segunda esposa, Wanda Farias, é mãe de Carlindo Dantas Júnior (vereador de São João do Sabugi), único filho do casal.
Carlindo Dantas destacou-se na década de 60. Formou-se em medicina, em 8 de dezembro de 1960, na faculdade de ciências médicas de Recife. Em seguida foi morar em São Paulo para fazer residência em anestesia.
Ao retornar a Caicó, estabeleceu uma clínica particular na avenida Coronel Martiniano e credenciou-se ao SESP. Ele possuía uma inteligência rara. Foi um dos mais inteligente, bastava apenas meia palavra para que interpretasse todo o pensamento do interlocutor, mas não gostava de estudar, formou-se não por esforços, nem por queimar as pestanas, mas graças à inteligência privilegiada que era dotado.
Ao longo de sua carreira médica, conseguiu imensa popularidade, redendo-lhe em 1966, o mandato de deputado estadual, com expressivo número de votos.No imaginário popular seridoense, surgiram duas correntes de opinião: Uma pró- carlindista e outra anti-carlindista. A primeira acredita que a práticas médicas desenvolvidas pro Carlindo Dantas eram de caráter próprio, que prevalecia a caridade.
À segunda corrente acreditava que o trabalho tinha o intuito de se promover politicamente
Foi assassinado em Caicó na noite do dia 28 de outubro de 1967 em pleno mandato de deputado estadual
FONTE - INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXVIII BLOG DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS - MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. REALIZAÇÃO SUBTENENTE DA RESERVA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. CEL.: 84 996254221 - email - jotamaria808@outlook.com

Minha lista de blogs